Hoje vamos ver quais são os plugins mais importantes para WordPress.
Uma das grandes vantagens em utilizar o WordPress no seu blog e no seu site é que a comunidade da ferramenta é gigantesca.
Por isso, existem milhares de cursos, tutoriais, ferramentas e plugins para WordPress que ajudam o seu site a ficar cada vez mais poderoso.
Como existem muitas opções, diversas pessoas ficam em dúvida, afinal, quais são os plugins mais essenciais para o WordPress?
Pensando nisso, preparei essa lista de plugins que eu sempre instalo nos blog e sites que administro e me ajudam muito nas minhas estratégias de Inbound Marketing.
Esses são plugins simples mas que podem dar um retorno enorme para o seu blog.
Os plugins mais importantes do WordPress
Os plugins que sempre instalo em meus blogs são:
1. Yoast SEO
O Yoast SEO é um plugin para auxiliar o SEO (Search Engine Optimization – posicionamento nos sites de pesquisa, como o Google) do seu site/blog.
O plugin é muito completo e é recomendado por basicamente todos os sites especializados em WordPress.
A vantagem o Yoast é que ele trabalha no código, gerando sitemaps, breadcrumbs, titles entre outros, mas também auxilia você a escrever textos melhores para o Google e Bing.
Ou seja, quando você vai criar um artigo, pode definir uma palavra-chave e o plugin vai dizer o que você precisa melhorar no seu texto e nas suas imagens para conseguir uma posição melhor no Google.
Para mim esse é um plugin primordial e por isso está em primeiro na lista dos plugins mais importantes para WordPress.
Uma dica extra é aliar as dicas do Yoast com fórmulas de títulos, como as que mostrei no artigo Como escrever títulos que aumentam em 10 vezes as visitas do seu blog.
2. WP Super Cache
O cache é outro aspecto muito importante para o WordPress e para o PHP em geral (que é a linguagem por trás da ferramenta).
A ideia de um plugin de cache é salvar versões do seu site para assim entregá-las mais rapidamente para seus usuários.
Ou seja, um plugin de cache deixa o seu site mais rápido e usa menos processamento do servidor, barateando sua hospedagem.
Para você ter uma noção, aqui está um gráfico comparando a velocidade de sites em diferentes versões do PHP e um comparativo de um site com o supercache e um sem.
Além disso, o Google recomenda fortemente que os sites e blogs utilizem cache em páginas e imagens para ter uma pontuação melhor em velocidade.
O WP Super Cache é um plugin muito simples de usar, ativar e até de deletar o cache caso precise fazer alterações no seu site.
3. Smush
O Smush é um plugin para wordpress que descobri durante os meus testes de velocidade na ferramenta de metricas do Google.
O tio Google recomenda que você comprima as imagens ao máximo para ter um site mais rápido e com menos taxa de rejeição.
Inclusive, é sabido que sites mais rápidos tendem a ranquear melhor no Google.
Então a ideia do Smush é que ele pega todas as imagens que você enviar para o WordPress e comprime elas no melhor formato possível.
Isso é legal porque você consegue ganhar velocidade no seu site mesmo sem ter que mexer no photoshop ou ferramentas do tipo.
Basta instalar o plugin e quando você enviar uma imagem, ele irá comprimir o arquivo.
Então com isso ele ganha seu lugar na lista dos plugins mais importantes para wordpress.
4. Minify HTML
Seguindo a ideia da velocidade, chegou a vez de minificar a HTML do seu site em WordPress com o Minify HTML.
Mas André, o que diabos é Minificar o HTML?
Bem, a ideia do plugin é que ele pega todo o código do seu site e o transforma em um grande bloco de texto, sem espaços e linhas vazias.
Isso faz com que seu site carregue mais rápido e não muda em nada a navegação do usuário.
Como é muito simples e os benefícios são instantâneo, é um dos plugins mais importantes para wordpress e que sempre ativo em meus blogs.
5. Scripts-To-Footer
O tio Google diz que quanto mais rápido um site carrega, maior a chance do usuário não fechar a janela do navegador.
E isso vale para qualquer nível de carregamento. Ou seja, se o usuário pelo menos vê que as coisas estão carregando é melhor do que uma página branca durante vários segundos.
Por isso, o pessoal do Google recomenda que você coloque todos os scripts do seu site no final do código.
Dessa forma a página irá aparecer mais rápido na tela do usuário e as chances dele fechar são menores.
O Scripts-to-footer coloca automaticamente todos os plugins do seu blog em WordPress no final do código.
Só fique atento que alguns plugins podem apresentar problemas dependendo da posição em que estão.
Para isso, você pode marcar a opção de deixar o Jquery no topo da página, isso evita todos os problemas que encontrei até hoje.
Não fique com medo de usar e “estragar” algo no seu site. Teste, se der algum problema, marque a opção do jquery. Se ainda assim as coisas não estiverem 100%, desative o plugin.
O ideal é que tenha ativo, já que isso tornará seu site mais rápido e mais atraente para o Google.
6. Really Simple SSL
Os certificados SSL dão mais segurança para o seu site. É fácil de identificar através do endereço, que fica com o https ao invés do http.
Antigamente o SSL era usado apenas pelos maiores sites do mundo. Entretanto, atualmente o Google e os navegadores modernos, estão penalizando os sites que não utilizam certificados.
No Google Chrome por exemplo fica um aviso que o site não é seguro caso o endereço seja http.
Então é muito importante que o seu site utilize um certificado SSL e possua o endereço https.
Para isso o plugin Really Simple SSL é uma mão na roda. Ele faz tudo com poucos cliques e é capaz de alterar até sites grandes que já utilizavam http antes.
Ele redireciona todas as urls do seu site com http para https de forma automática.
Eu utilizei ele em um blog que tinha mais de 400 postagens e tudo funcionou como um charme.
Ah, se você acha que precisa pagar para ter um SSL, é possível usar um certificado SSL compartilhado gratuito do CloudFlare, basta criar uma conta na ferramenta.
Só lembre-se de criar uma nova propriedade no Google Webmaster tools com o novo endereço HTTPS.
Como nenhuma empresa ou blog quer ter um aviso dizendo que o seu site não é seguro, o Really simple SSL é um dos plugins mais importantes do WordPress.
7. Disqus for WordPress
Se você tem ou já teve um blog, sabe que a sessão de comentários pode rapidamente virar um canal de spam no seu blog.
Isso é ruim porque pode prejudicar a reputação do seu domínio no Google e em outras ferramentas de pesquisa.
O Disqus é um plugin que instala todo um sistema de comentários terceirizado no seu blog.
O legal é que o Disqus tem um design muito bonito, é seguro contra spam e possui diversas funcionalidades avançadas para tornar a sessão de comentários em uma verdadeira comunidade.
Tudo que você precisa fazer é criar uma conta no Disqus, instalar o plugin, ativar e pronto. Seu site estará rodando com a plataforma.
Quando preciso criar um blog com comentários, não penso duas vezes, instalo logo o Disqus e com isso considero ele como um dos plugins mais importantes para wordpress.
8. Contact Form 7
O contact Form 7 é um dos plugins mais populares de todo WordPress.
A ideia dele é criar, com facilidade, formulários de contato para o seu site e blog.
Se você quiser receber mensagens por email dos visitantes do seu blog, é muito indicado que tenha instalado o plugin.
Você até pode fazer os formulários do seu site a mão, mas com o plugin contact form 7 irá economizar um bom tempo.
Então como praticamente todos os sites e blogs possuem um formulário de contato, o contact form 7 ganhou seu lugar na lista dos plugins mais importantes para wordpress.
9. Pretty Links
O Pretty Links é um plugin que eu não dava muita importância até começar a usar e agora que uso, não paro mais, instalo em todos os meus sites e blogs.
A ideia dele é criar links bonitos e simples para redirecionar páginas.
Mas você não precisa usar apenas para esconder urls grandes e feias, você pode utilizá-lo para testes A/B e para links que você pode querer mudar no futuro.
Por exemplo, em um dos sites que administro, implementamos um botão de contato por Whatsapp usando um bot de atendimento.
O link para conversar por Whatsapp era gigantesco e horrível. Por isso, usei o pretty link para ficar exemplo.com.br/whatsapp.
Espalhamos esse botão em diversas páginas do site, em assinaturas de email, em email marketing, redes sociais, enfim, em tudo quanto é lugar.
Só que a sacada é a seguinte: se o bot de whatsapp não entregar um resultado interessante, posso ir no pretty link e apontar o endereço exemplo.com.br/whatsapp para outro bot ou para um atendente real.
Assim eu vou ter atualizado destino do link exemplo.com.br/whatsapp sem precisar tocar no código dos sites, emails, assinaturas etc.
O pretty links é um plugin que inicialmente parece bobo mas que pode facilitar muito o seu trabalho e a navegação dos seus usuários, por isso, conquistou sua vaga nos plugins mais importantes para wordpress.
10. Jetpack by WordPress.com
O Jetpack é um plugin desenvolvido pelos próprios criadores do WordPress e oferece diversos benefícios para o seu site, como proteção contra ataques e estatísticas de fácil visualização.
Existem algumas funcionalidades gratuitas e outras pagas.
Uma que mais gosto é a estatísticas de visitantes, referências e cliques.
É uma estatística menos complexa do que o Google Analytics e é boa para descobrir rapidamente informações como: sites que estão enviando visitas para o seu blog, qual artigo mais lido do dia, qual link está fazendo sucesso hoje, etc.
Essas informações são úteis para você fazer campanhas nas redes sociais, propor parcerias, ajustar banners etc.
Só tome cuidado para não ficar olhando as estatísticas o dia inteiro e produzindo pouco material para o seu blog.
11. UpdraftPlus – Backup/Restore
Para fechar, é fundamental que o seu blog e site possuam algum tipo de Backup.
Como o WordPress utiliza banco de dado em SQL, o backup do site não é uma tarefa tão simples como copiar a pasta do blog no seu servidor.
Por isso, é muito importante que você utilize um plugin de backup que possa auxiliar nessa tarefa.
O Updraftplus é capaz de criar e restaurar backups com poucos cliques e é um dos plugins mais importantes para WordPress.
Resumindo: os plugins mais importantes para wordpress
Aqui está o resumo dos plugins que você deve instalar no seu blog para turbinar seus resultados:
- Yoast SEO
- WP Super Cache
- Smush
- Scripts-to-footer
- Really Simple SSL
- Disqus
- Contact Form 7
- Pretty Links
- Jetpack
- Updraftplus
Como instalar um plugin no WordPress
Se você ainda é iniciante no WordPress e não sabe como instalar um plugin no WordPress, vou mostrar o passo a passo:
- Primeiro acesse a tela de plugins no seu WordPress
- Clique em Add New ou adicionar novo dependendo da língua do seu WordPress
- Pesquise pelo plugin que deseja utilizando a caixa de pesquisa
- Clique em instalar Plugin
- Nesse momento o plugin está instalado mas não está ativado
- Clique em ativar o plugin para ele funcionar
- Para mexer nas configurações do plugin, basta procurá-lo no menu lateral do WordPress. Cada plugin fica em uma posição específica. Alguns inclusive ficam dentro de outras categorias.
Então é isso, espero que esses plugins sejam tão úteis para você quanto são para os meus sites.
Tenho certeza que se colocá-los em prática os resultados vão aparecer rapidamente para o seu site e blog.
Fique a vontade para perguntar caso tenha alguma dúvida!
Ah, não esqueça de compartilhar com seus amigos se você gostou desse material 🙂