Pode parecer estranho, mas o título é a parte mais importante dos posts do seu blog. E acredite, saber como escrever títulos é um conhecimento fundamental para quem quer ter um blog com visitas de verdade.
Pense comigo: do que adianta escrever o melhor artigo do mundo se ninguém clicar para ler?
Pois é, o título é a porta de entrada do seu blog. Se o título não chamar atenção, dificilmente alguém clicará para ver.
Inclusive os títulos são um dos pontos mais importantes para o sucesso da sua estratégia de Inbound Marketing.
Hoje em dia somos bombardeados por uma infinidade de informação. São artigos de blogs, vídeos no youtube, feed de rede social, jornais, televisão, rádio etc.
Então cada vez mais filtramos o que vamos ler ou não.
É aí que entra a importância de criar títulos convincentes que praticamente obrigam a pessoa a clicar para descobrir do que se trata.
E talvez você pense, puxa, não tenho criatividade para criar algo assim. Nunca fui bom com textos e não sou uma pessoa criativa.
Agora vem a boa notícia, o que você vai aprender neste artigo:
- Métodos para escrever títulos que podem ser seguidos passo a passo sem precisar de criatividade;
- fórmulas prontas que você pode copiar e colar;
- erros comuns que você deve evitar.
Com isso você vai alcançar:
- Mais visitas para seu blog;
- melhor posição no Google. Já que o tio Google dá mais destaque aos links mais clicados. (maior CTR);
- mais compartilhamentos em redes sociais.
Bom, parece que esse negócio vale a pena mesmo, certo?
Então vamos logo a lista para que seu blog receba mais visitas hoje mesmo:
Fórmulas para aprender como escrever títulos
Vou começar o artigo explicando os métodos e como você pode segui-los para escrever seus títulos irresistíveis.
Fórmula 1: “Como”
Hoje em dia sempre que temos dúvida a respeito de alguma coisa pesquisamos no Google para saber a resposta.
É por isso que artigos que começam com a palavra “Como” tem uma alta taxa de cliques e tem uma tendência a alcançarem o topo das pesquisas do Google.
Se você reparar, esse próprio artigo começa com a palavra, exemplo: “Como escrever títulos que aumentam em 10 vezes as visitas do seu blog”.
Esse é o primeiro método e o mais simples.
Busque encaixar a palavra “Como” quando for escrever um post explicando alguma coisa.
Fórmula 2: Listas
Nós humanos adoramos listas. Elas são fáceis de ler, passam informação de forma rápida e despertam a curiosidade.
É por isso que vemos tantos links hoje em dia com nomes como:
- 10 blogs que todo profissional de marketing deve visitar
- 9 dicas para aumentar as visitas do seu site
- 15 fórmulas de títulos para gerar mais cliques
Transformar o título do seu post e a estrutura dele em uma lista é um método certeiro para chamar atenção e gerar cliques.
Fórmula 3: “Sem precisar”
A falta de tempo e a procrastinação são males cada vez mais comuns em nosso mundo.
Por isso, um título que gere a sensação de ser algo fácil receberá mais cliques.
Se for um título que elimine justamente o mais trabalhoso, irá gerar ainda mais interesse.
Vou dar alguns exemplos para você entender melhor:
- 10 formas de emagrecer sem precisar comer menos
- 7 maneiras de aumentar as visitas do seu blog (mesmo sem saber programar)
- Como escrever títulos irresistíveis sem precisar de criatividade
Fórmula 4: “Matando objeções”
Essa fórmula é um pouco diferente da de cima. Aqui não se trata de falta de tempo ou preguiça, mas sim de algo que a pessoa acredite que não é capaz.
Por isso é importante “matar objeções”. Ou seja, deixar claro que é possível alcançar o objetivo mesmo que a pessoa ache que não.
Por exemplo:
- Como criar sites mesmo sem saber programação
Neste exemplo a pessoa pode achar que para criar um site é preciso saber programação. Com um título desses você irá chamar atenção e se destacar.
Fórmula 5: “Como uma autoridade”
Respeitamos quem acreditamos serem experts no assunto. Por exemplo, em um hospital, uma pessoa de jaleco tem autoridade e escutamos atentamente o que elas falam.
Então você pode aproveitar o poder de uma autoridade para gerar destaque para os títulos do seu blog.
Exemplo:
- Aprenda a cozinhar como um Chef com essas 5 dicas
Fórmula 6: “Tempo”
O tempo é um recurso cada vez mais escasso e por isso as pessoas querem economizá-lo o máximo possível.
É por isso que, se possível, coloque o tempo que a pessoa irá conseguir alcançar os benefícios que procura.
Tempos curtos enchem os olhos e geram cliques em grande quantidade.
Exemplo:
- Como criar seu negócio online em 7 dias
Fórmula 7: “Segredos”
A curiosidade é um ótimo estímulo para gerar cliques. É por isso que se o seu artigo for sobre informações não muito conhecidas, utilize palavras como segredos, sacadas e truques para despertar o interesse do seu público-alvo.
Exemplo:
- 7 segredos para criar blogs que ficam em primeiro lugar no google
Para copiar e colar: modelos prontos de títulos que aumentam as visitas
Agora que você já entendeu o método por trás da criação de títulos e já sabe como escrever títulos que despertam o interesse e geram cliques, aqui estão algumas fórmulas prontas para facilitar seu trabalho:
1. Como [benefício]
- Como escrever títulos que aumentam as visitas do seu blog
2. Como [benefício] sem [algo trabalhoso]
- Como escrever títulos irresistíveis sem precisar de criatividade
3. Como [benefício] em [tempo]
- Como escrever um artigo de 1000 palavras em menos de uma hora
4. Como [benefício] mesmo que [objeção]
- Como criar um site mesmo sem saber programar
5. [Realize algo desejado] como [uma autoridade]
- Crie títulos como um Copywriter
- Fale inglês como um americano nativo
- Corra como um atleta olímpico
[Realize algo desejado] como [uma autoridade] sem [algo chato/trabalhoso]
- Fale inglês como um americano sem precisar perder horas em aulas
[Realize algo desejado] como [uma autoridade] Mesmo que [objeção]
- Prepare um jantar inesquecível mesmo que você não saiba nem ao mesmo fazer miojo
[Realize algo desejado] como [uma autoridade] em [tempo]
- Crie um app como um programador em menos de 8 semanas
[X pessoas importantes] revelam o que realmente [resultado desejado]
- 7 médicos ingleses revelam o que realmente importa na hora de emagrecer
- 5 especialistas em SEO revelam o que realmente faz seu site crescer no Google
A Verdade sobre [tópico]
- A verdade sobre o futuro do marketing digital
[X – Razões/Motivos] por que sua [qualquer coisa] não está [funcionando]
- 6 motivos por que sua dieta não está funcionando como esperado
- 5 razões por que seu site não está recebendo muitas visitas
[X – Maneiras/Formas] efetivas de [resultado desejado]
- 7 formas efetivas de aumentar as visitas do seu site e as vendas dos seus produtos.
o que você sempre quis saber sobre [tema controverso], mas teve [medo, vergonha, receio] de perguntar
- O que você sempre quis saber sobre relacionamentos mas teve vergonha de perguntar
[X – sacadas/truques/dicas] para ter [resultado desejado 1] e ter [resultado desejado 2]
- 8 sacadas para otimizar seu site e aumentar suas vendas online
- 5 truques para perder peso e aumentar sua disposição ao longo do dia
Segredos extras para melhorar os títulos do seu blog
Além de escrever um ótimo título, você pode melhorar ainda mais seus resultados com essas dicas extras de como escrever títulos que geram mais cliques, confira:
Crie várias versões do seu título
Um erro comum de iniciantes é criar apenas um título e seguir com esse modelo até o fim.
Mas o fato é que normalmente a primeira versão do título não é a melhor.
Por isso, crie pelo menos 10 versões do mesmo título e então escolha a melhor para conseguir mais resultados.
Blogueiros profissionais chegam a criar mais de 30 variações do mesmo título até escolherem a versão que acreditam que irá gerar mais cliques.
Use um título em cada canal
Um segredo muito valioso é que você pode criar versões diferentes para o seu título dependendo da onde ele for aparecer.
Ou seja, utilize o plugin Yoast do WordPress para criar uma versão do título do artigo para:
- Título que irá aparecer no blog
Aqui você é livre para escrever o título ideal para o seu público. - Título que irá aparecer no Google
Respeite o limite de palavras determinado pelo Google ( 155 letras ou 136 se o seu blog mostrar a data ) e utilize a palavra-chave do artigo. - Título que irá aparecer nas Redes sociais
Use a linguagem da rede e busque despertar a curiosidade e/ou torne o título atrativo para ser compartilhado. - Título que irá aparecer no Email marketing
Crie uma nova versão do título para divulgar seu artigo para sua lista por email marketing.
Dica prática do André – Anota aí:
Use títulos curtos na hora de enviar seu email marketing, assim seu email se destacará na caixa de entrada dos seus inscritos.
Utilize palavras poderosas
Existem palavras que são poderosas e prestamos mais atenção mesmo que inconscientemente. Por isso, sempre que possível adicione estas palavras nos seus títulos:
- Você
- Palavra-chave do artigo
- Gratuito
- Como
- Novo
- Mágica
- Chegou
- Incrível
- Desafio
- Desejado
- Lançado
- Milagre
- Dinheiro
- Rápido
- Resultados
- Garantido
- Economizar
- Revolucionário
- Fácil
- Importante
- Inesquecível
- Agora
- Desconto
- Última Chance
Para fechar, recomendo que você aprenda o que é o Inbound Marketing caso ainda não conheça o método e também instale os plugins mais importantes para WordPress.
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