Aumentar a taxa de conversão de um site ou blog é a prática de aumentar a quantidade de visitantes que de fato se tornam leads ou clientes. O objetivo é conseguir o contato do visitante e assim cadastrá-lo em sua lista de contatos ou fechar uma venda.
Esse é justamente um dos principais objetivos de qualquer site ou blog. Conseguir mais pessoas engajadas e convertendo em leads ou clientes.
Inclusive o guru de marketing digital, Neil Patel, confirmou que aumentar a taxa de conversão é justamente a maior tendência do marketing digital dos próximos anos.
O desafio que os profissionais de marketing e blogueiros enfrentam é que a internet está em constante mudança. Dessa forma, táticas que funcionavam há 5 anos atrás, agora não funcionam tão bem mais.
Nesse artigo vou compartilhar com você quais são os principais hacks para aumentar as conversões de um site ou blog.
PS: esse artigo parte do princípio que você já possui uma ferramenta de listas de emails e leads.
Se você não sabe bem para que serve a conversão em sites, recomendo que entenda o que é o inbound marketing.
Chat proativo
Se você possui pelo menos uma pessoa no comercial, uma dica valiosa para aumentar a taxa de conversão é usar um chat proativo.
A ideia é a seguinte: usar uma ferramenta de chat que inicia a conversa com seu visitante, ao invés de esperar que ele clique no botão de chat.
E o melhor de tudo é que as ferramentas de chat proativo enviam essa mensagem inicial automaticamente.
A vantagem é que você consegue entrar em contato direto com diversos visitantes do seu site e acaba gerando leads e vendas dessa forma, aumentando a taxa de conversão.
Se a personalização é uma das maiores tendências do marketing digital nos próximos anos, o chat proativo é um dos mais altos níveis de atendimento personalizado.
Algumas ferramentas que oferecem chat proativo, são:
Notificações push
As notificações push já estão bem consolidadas no mundo dos blogs. Trata-se daquela pergunta se o visitante quer receber notificações do site.
Normalmente pode ser feito direto pelo navegador ou através de um popup.
Para configurar é simples:
- Basta se cadastrar gratuitamente no Onesignal e configurar a sua conta
- logo depois você coloca o código em seu site e está tudo pronto.
Importante: apenas sites com https podem usar a versão integrada com o navegador (que normalmente converte mais).
O legal é que essa é uma fonte atualmente gratuita para gerar uma lista de contatos que podem receber uma notificação quando você quiser.
O único lado ruim é que por ser uma prática muito usada, já não performa tão bem quanto antigamente.
Mas não deixe isso te desanimar, todos os grandes blogs do mundo ainda utilizam a ferramenta e ela pode aumentar a conversão do seu site de forma bem rápida.
ChatBot
Uma das tendências mais atuais do marketing digital é o marketing conversacional.
Cada vez mais as pessoas querem ser atendidas da forma mais fácil e personalizada possível.
Aliado a isso, os avanços na inteligência artificial estão cada vez mais rápidos.
Essa combinação é ideal para conversar com seus leads e entregar eles uma experiência única.
O problema é que pode ser quase impossível conversar com centenas ou milhares de pessoas no mesmo dia.
É por isso que os Chatbots estão chegando com uma velocidade impressionante.
Atualmente já é bem comum ver um robozinho querendo conversar com você ao acessar um blog ou site.
Você pode usar um chat bot para:
- Gerar leads no seu blog
- Gerar oportunidades no seu site
Empresas que oferecem atendimento via chatbot para gerar conversões:
Dica do André: embora os chat bots estão cada vez mais comuns nos sites, o ideal é utilizá-los nas páginas topo de funil e reservar as páginas mais fundo de funil para um atendimento humano com o chat proativo.
Quizzes e diagnósticos
Os Quizzes são formas divertidas e interativas para aumentar as conversões no seu site ou blog.
É possível fazer um quiz para quase tudo. Desde testes mais voltados para o entretenimento como: “que ator famoso você é?”, até testes mais sérios, como um diagnóstico empresarial.
A ideia é fazer perguntas e entregar um resultado interessante para o visitante.
Em troca, você pode pedir as informações, como nome, email etc.
Para fazer esse tipo de Quiz, você pode usar:
Exit intent popup
Os banners de Exit intent são aquelas caixas que aparecem quando você tira o mouse do navegador.
A vantagem do exit intent é que ele converte um usuário que estava indo embora do seu site.
Então apesar de ser meio invasivo e normalmente aparecer na frente do conteúdo, não tem grandes problemas, já que o usuário iria sair de qualquer forma.
Você pode oferecer um material rico, a sua newsletter ou até mesmo um desconto para o usuário que estava saindo do seu site.
Para colocar em prática, você pode usar um plugin como:
Scroll boxes
O Scroll box é o Popup que aparece quando o usuário desce a barra de rolagem até determinado ponto que você decidir.
A vantagem desse método é que você atinge apenas os usuários que realmente gostaram do seu conteúdo e estão lendo até pelo menos a metade, por exemplo.
Então a tendência é que ele converta bem, já que se a pessoa se deu o trabalho de continuar lendo o seu conteúdo, provavelmente terá interesse em se inscrever na sua lista.
O único cuidado é não acabar enchendo o site de banners e popups ao combinar muitos dessas caixas que são ativadas por alguma interação.
Para criar scroll boxes, você pode usar plugins como:
Continuação do artigo em um material rico
Outra ideia interessante para aumentar a taxa de conversão do seu site é oferecer uma versão mais aprofundada do seu conteúdo em forma de download.
A ideia é assim, imagine que você oferece 25 dicas para emagrecer sem precisar fazer exercício.
Então no final do texto você diz que tem mais 8 dicas extras e exclusivas na versão em PDF do artigo. Para ler, a pessoa precisa fazer o download gratuitamente.
Essa pode ser uma tática rápida para aumentar a taxa de conversão do seu site.
Demonstração do seu produto ou serviço
Para aumentar a taxa de conversão das suas páginas de mais fundo de funil, uma ótima ideia é oferecer uma demonstração do seu produto ou serviço.
Você não precisa de fato deixar o visitante experimentar o seu produto, pode ser uma demonstração em vídeo por exemplo.
É possível aplicar a dica de diversas formas, como por exemplo:
- Página para a pessoa acessar o seu software e criar uma conta grátis (mais avançado)
- Página para a pessoa ver um vídeo do seu serviço funcionando (fácil de fazer)
- Página para a pessoa ver um vídeo do seu produto funcionando (fácil de fazer)
Ah, é claro que você vai pedir as informações do visitante antes de liberar esses vídeos para ele.
O legal desse tipo de conversão é que você pode facilmente detectar quais são os leads com real interesse no seu produto ou serviço.
Áudio e Podcasts
Enquanto os ebooks estão começando a cair em desuso, os podcasts estão crescendo cada vez mais.
A vantagem é a praticidade. A pessoa pode ouvir enquanto vai para o trabalho, pratica exercícios físicos ou até mesmo enquanto está arrumando a casa.
As empresas mais antenadas já sacaram isso e estão produzindo cada vez mais conteúdo em formato de áudio.
Então você pode aplicar esse método de diversas formas, como por exemplo:
- Fazer uma versão em áudio do seu artigo ou ebook para a pessoa baixar
- Fazer um conteúdo exclusivo em áudio
- Fazer um podcast com frequência regular para manter uma base de ouvintes
- Fazer um arquivo em áudio de um vídeo seu
Todas essas ações podem aumentar a taxa de conversão e engajamento do seu site.
Outra dica aqui é pedir para participar de outros podcasts como convidado e também convidar outras pessoas para o seu podcast.
Dessa forma você pode ampliar a sua audiência e ainda fortalecer o seu site nos mecanismos de pesquisa.
Existem também empresas que podem transformar o seu conteúdo em áudios para gerar conversão, como por exemplo:
eBooks
Os eBooks são os clássicos do inbound marketing. Essa é a forma de conversão mais popular entre os blogs especializados em conteúdo.
A ideia é simples, monte um conteúdo mais aprofundado, trabalhe em uma diagramação e capa (que podem ser feitos no power point) e salve o conteúdo em PDF.
A partir daí você pode oferecer o eBook em PDF em troca de informações do usuário, como nome, email, empresa, site etc. (Use uma ferramenta de administração de landing pages para isso, como o Lead Lovers, RDStation ou Klick Pages).
O ponto ruim do eBook é que é um formato saturado e o interesse das pessoas nesse tipo de conteúdo está caindo.
Uma dica valiosa é saber como escrever títulos que chamam a atenção e assim a taxa de conversão dos seus ebooks aumentará significativamente.
Plugins premium
Existem plugins pagos para o wordpress que são especializados em ferramentas para aumentar a taxa de conversão.
Um exemplo é o Thrive Leads
O plugin oferece a criação de banners, popups, exit intend, scroll intend etc.
Mas a verdadeira vantagem é que ele também oferece testes A/B. Ou seja, você pode ficar testando que tipo de banner ou popup irá gerar mais conversão.
Para colocar em prática você precisará comprar uma licença, instalar o plugin no seu blog wordpress e ler o manual da ferramenta.
Se você quiser saber mais sobre plugins de wordpress, recomendo que leia essa lista com os plugins mais importantes para wordpress.
Google Optimize
O Google Optimize é uma ferramenta gratuita do Google para fazer testes A/B com facilidade e assim conseguir aumentar a taxa de conversão com o mesmo tráfego.
A ferramenta funciona assim:
- Você cria uma conta no Google Optimize
- Instala o código da ferramenta no seu site (funciona junto com o código do Google Analytics)
- A partir daí você escolhe uma página e cria um teste no Google Optimize
- No teste você pode criar duas ou mais versões da página que selecionou
- Você pode criar essas versões diretamente no Google Optimize, sem precisar criar novos arquivos HTML ou PHP no seu servidor
- Então você seleciona qual página deve ser a prioritária ou escolhe uma prioridade igual para todas
- Para fechar, você escolhe qual o objetivo que você está testando. (Pode ser um Goal do Google Analytics)
- Pronto, seu teste está rodando e o google vai gerar automaticamente as novas páginas de testes, entregando aos usuários na ordem que você definiu.
Essa ferramenta é excelente para fazer todos os tipos de testes no seu site e assim aumentar as taxas de conversão.
Magnify
O Magnify é um plugin gratuito para criar avisos rápidos no seu site.
Ele é muito útil para contar alguma novidade importante ou convidar os usuários para um evento, por exemplo.
O legal é que facilita muito a divulgação das novidades do seu site e pode aumentar a taxa de conversão dos seus eventos e downloads.
Por exemplo, você pode botar um aviso sobre um Webinar que irá fazer nos próximos dias.
Ou ainda sobre uma nova função no seu produto ou serviço.
O bom é que é muito fácil colocar o Magnify no ar.
- Basta se cadastrar no site
- Instalar o código no seu site
- Ir no magnify, digitar o seu recado e inserir o link que deseja
- Publicar e pronto, o aviso está no ar
Ferramentas online
Esse método é mais avançado e você provavelmente vai precisar da ajuda de um programador.
A ideia é criar uma ferramenta online para solucionar uma dor do lead em troca de suas informações.
Por exemplo, o Neil Patel criou o Ubbersuggest, que é uma ferramenta que ajuda a analisar palavras-chave e outras questões de SEO.
A ferramenta é gratuita e o único “pagamento” é que você tem que fazer login com o Google e nesse momento entrega diversas informações para a equipe do Neil Patel.
Conclusão
Aumentar a taxa de conversão de sites e blogs é a tendência do marketing digital nos próximos anos. Então espero que esse artigo ajude a impulsionar as conversões do seu site.
Lembre-se que muitas das ferramentas que citei acima são muito fáceis de experimentar, tente colocar em prática pelo menos uma delas e aos poucos avance para mais opções.
O que você faz para aumentar a taxa de conversão do seu site?
Para fechar, convido você a responder a pergunta: o que mais impactou a taxa de conversão do seu site?
Compartilhe essa experiência e vamos juntos tornar o marketing digital cada vez mais forte no Brasil.
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